segunda-feira, 11 de abril de 2011

UM POUCO DE EUROPA...

Por incrível que possa parecer, há pessoas que pensam que a Europa é apenas um país. Contudo, vale lembrar que se trata de um continente composto por 43 países.
Segundo o costume, é um dos seis continentes do mundo, embora só seja realmente a parte ocidental do conglomerado continental eurasiático, composto na sua maior parte pela Ásia. Os montes Urais, o rio Ural, uma parte do mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso formam a fronteira entre a Europa e a Ásia. A superfície é de 10.359.358 km2, aproximadamente.
A Europa é uma massa continental muito fragmentada, que abrange algumas penínsulas e um grande número de ilhas próximas à costa. Tem litoral, ao norte, sobre o oceano Glacial Ártico, o mar do Norte e o mar Báltico; sobre o mar Cáspio ao sudeste, sobre o mar Negro e o mar Mediterrâneo, ao sul, e sobre o oceano Atlântico a oeste.
Geologicamente, a Europa está formada, de norte a sul, por uma antiga massa de rochas cristalinas estáveis, com uma larga faixa de materiais sedimentários relativamente nivelados e por uma zona de estruturas geológicas misturadas, criadas pela ação de falhas, dobras e vulcões. Tem, também, uma região de montanhas de formação recente, se comparadas com as anteriores.
O homem moderno apareceu pela primeira vez na Europa em fins da era paleolítica (antiga idade da pedra). Com o tempo, os povos do neolítico desenvolveram economias produtoras que substituíram a caça e o extrativismo. Durante o VI milênio a.C. a agricultura, originada no Oriente Médio, se estendeu à maior parte da Europa ocidental. O desenvolvimento do primeiro neolítico foi especialmente intenso nas zonas do Danúbio e dos Balcãs. As grandes jazidas de cobre e estanho da Europa central facilitaram o desenvolvimento da tecnologia do bronze, durante o terceiro milênio a.C. Por volta do ano 2200 a.C., os indo-europeus invadiram os Balcãs, espalhando-se depois por toda a Europa.
A primeira civilização que nasceu na Europa foi a de Creta. Esta sociedade da idade do bronze dominou o mar Egeu (ver Civilização egéia), por volta de 1600 a.C. Não se sabe ao certo a data da chegada dos primeiros invasores gregos à Grécia, mas acredita-se que fosse em torno de 1900 a.C. Por volta do ano 1400 a.C., aproximadamente, os gregos micênicos conquistaram os domínios cretenses. Porém, depois do ano 1200 a.C., a sociedade micênica foi quase totalmente destruída, devido à invasão dos povos do norte, provavelmente dos gregos dóricos, que tinham aprendido a fabricar armas de ferro.
O começo da idade do ferro foi uma regressão. Com a expansão dos celtas, entre os séculos VII e IV a.C., a cultura de Halstatt divulgou-se por grande parte da Europa ocidental. Por volta do ano 500 a.C., os germânicos começaram a se espalhar desde a Escandinávia meridional e o Báltico. Na península Ibérica, os celtas encontraram os íberos.

Caro aluno, no segundo bimestre o tema central das nossas aulas será a Europa. Contudo, não será possível estudar com detalhes as particularidades dos 43 países europeus. Assim, faremos uma pesquisa à parte sobre cada um deles e montaremos um banco de dados aqui no blog. Pesquise com seriedade, elabore uma síntese com os tópicos solicitados (veja o modelo) e poste sem erros ortográficos. Não esqueça de colocar seu nome e turma. Bom trabalho!

terça-feira, 5 de abril de 2011

ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO...

Originalmente lançado em 2003, o longa-metragem brasileiro Desmundo foi inspirado no livro da escritora pernambucana Ana Miranda, que conta o “descobrimento” do Brasil de uma forma diferente dos livros didáticos. Na verdade o próprio título “desmundo” sugeri um mundo desfeito, desrespeitado, invadido e explorado.  
Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações", mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Como castigo, Oribela fica acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés ficaram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.

Caro aluno, após assistir e debater em sala de aula o filme "Desmundo", reflita sobre como o colonizador europeu foi cruel ao chegar na América, em especial, no Brasil. Será que os colonizadores europeus foram "civilizados" ? Houve respeito pelas pessoas que já habitavam o Brasil? Reflita e deixe aqui um comentário de no mínimo 5 linhas e no máximo 12 linhas. Corrija seu texto no word antes de postar no blog, evitando assim, erros ortográficos. Lembre-se de colocar seu nome e a sua turma. Bom trabalho! 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

REALIDADE NA TELINHA...

Apesar de ter sido lançado em 1995, o clássico "Central do Brasil" é muito atual.       O   longa-metragem brasileiro que recebeu vários prêmios, revela inúmeros problemas sociais os quais milhares de brasileiros enfrentam todos os dias.
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.

Caro aluno, após assistir e debater o filme "Central do Brasil" em sala de aula, reflita sobre os diversos problemas que são retratados no mesmo. Após tal reflexão, escreva um comentário de no mínimo 5 linhas e no máximo 12 linhas, sobre o que é preciso acontecer para que todos os brasileiros tenham uma vida digna e feliz. Comente com maturidade e sem erros ortográficos. Corrija seu comentário no word antes de postar. Lembre-se de colocar seu nome e sua turma. Bom trabalho! 

DE OLHO NA TELA...

Olga é um clássico do cinema nacional que mostra com detalhes fatos ocorridos durante a revolução do Partido Comunista no Brasil, Coluna Prestes e cenas do terrível Holocausto, ocorrido na Alemanha.
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de sete meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.

Caro aluno do 9º ano, após assistir ao filme e debater em sala de aula os principais fatos do mesmo, vamos construir um banco de dados com detalhes dos fatos mostrados na tela do cinema. Você deverá escolher um dos temas abordados no filme, pesquisar mais sobre o mesmo e postar uma síntese desta pesquisa no "link" comentários. Sua síntese deve ter no mínimo 7 linhas e no máximo 15 linhas. Não vale cópias da internet, a síntese deve ser com as suas próprias palavras. Lembre-se de colocar nome e corrija o texto no word antes de postar, evitando assim possíveis erros ortográficos. Bom trabalho!